A difusão da técnica da cologravura é crucial, não apenas pela sua facilidade na construção da matriz e pela sua não-toxicidade, mas também pela substituição de ferramentas caras e complexas por utensílios domésticos comuns, como tesouras, estiletes e cola à base de água. Ao contrário da xilogravura e da gravura em metal, que exigem goivas e ácidos, respectivamente, a cologravura oferece uma abordagem mais acessível e segura.
Outra vantagem significativa é a capacidade de trabalhar com uma variedade de materiais descartados, como papéis, tecidos e acetatos, ampliando as possibilidades criativas e sustentáveis. Durante o processo de ensino da cologravura, os alunos aprenderão a reproduzir diferentes texturas na impressão, explorando a versatilidade da técnica. As matrizes são elaboradas através da colagem sobre uma base de papel paraná, posteriormente impermeabilizadas para tornarem-se aptas à impressão. A partir deste ponto, os alunos terão a oportunidade de imprimir eexaminar suas composições, bem como produzir suas próprias tiragens, promovendo assim a autonomia e a expressão artística. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Promover a compreensão da técnica de cologravura como uma forma de expressão artística, com objetivos práticos de capacitar os alunos a criar suas próprias obras de arte usando uma técnica que contribui com a autonomia na gravura. Estimulando o pensamento da regra dos três "erres" (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), que fala sobre hábitos de consumo e descarte. CRONOGRAMA Estimada para 5 a 10 alunos, a ser realizada no dia 30 de novembro de 13h às 19h.
Fundamentação Teórica, acumulação de materiais e preparo da matriz. > Apresentação demostrativa de diversas soluções da cologravura na arte, entre originais, projeções e livros. > Pesquisa e acumulação de materiais apropriados para caologravura. > Criar composição por meio da colagem. > Testes com impermeabilizantes que oferecem tonalidades diferentes. > Técnica de frotagem da matriz de cologravura. Análise e produção de matrizes elaboradas > Impressão, como entintar e limpar uma matriz. > Fazer analise e possíveis corrreções. > Produzir uma pequena tiragem, conforfe andamento de cada aluno. > Apresentação e discussão dos resultados obtidos.
Recursos materiais para a realização do projeto e disponíveis aos alunos: Papel paraná 1.2mm ; Diversos papeis, tecidos e acetatos para colagem; Papel para impressão (tamanho a ser definido); Papel jornal; Papel duplex; Cola a base de água; Tesouras; Estiletes; Pinceis e trinchas; Espatulas; Ponta seca; Mata-borrão; Goma laca; Base secadora; Medium acrílico; Carborundum; Tinta para gravura; Álcool 97º; Óleo de cozinha; Óleo de linhaça; Estopa para limpeza; Giz de cera; Prensa para gravura. |
>> Investimento R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) - material incluído.
>> Desconto de 20% para estudantes. Reserva de vagas mediante sinal de 50% >> Formas de pagamento: pix/transferência bancária ou via cartão de débito/crédito Conta ITAU Agência 0357 Conta 09545-4 Julio Cesar de Castro Pereira CNPJ 16.576.565/0001-51 (PIX) Formulário de inscrição CLIQUE AQUI. Gravura do fim do mundo no espaço Bananal (São Paulo, 2024)
|