Otto Sulzbach
de resíduos a novos significados
abril de 2006
de resíduos a novos significados
abril de 2006
O artista mostra uma instalação feita de resíduo de borracha industrial, através de recortes, modulações e sobreposições. Otto criou configurações esculturais com associações figurativas. Na vitrine a borracha ganha forma, assemelhando-se a aranhas, que percorrem o espaço, invadindo a fachada e o passeio . Mas será que são aranhas? A conclusão é do espectador. O trabalho pede do público um olhar mais atento e próximo. Os resíduos de uma indústria automobilística são transferidos de aterros para a vitrine em Santa Teresa; o objeto está fora de seu contexto inicial e por essa razão adquire novos significados. Segundo o artista, este resíduo faz referência direta ao impacto do homem na natureza e sua relação com o mundo natural.
Na pesquisa de Otto é notória a união entre a arte povera e o minimalismo, duas correntes que foram populares entre artistas contemporâneos da década de 1960. Ambas recorrem à indústria. A primeira busca o lixo; a outra, material de ponta. Uma tem linguagem caótica enquanto a segunda é moduladora e organizadora.
Na pesquisa de Otto é notória a união entre a arte povera e o minimalismo, duas correntes que foram populares entre artistas contemporâneos da década de 1960. Ambas recorrem à indústria. A primeira busca o lixo; a outra, material de ponta. Uma tem linguagem caótica enquanto a segunda é moduladora e organizadora.